Dicas para mamães

Alimentação saudável para criança desde o primeiro ano de vida


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), preconizam o Aleitamento Materno Exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, a criança deve receber somente o leite materno e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção apenas para medicamentos.

("EU AMAMENTEI A SARA ATÉ 1 ANO E 8 MESES, FOI BOM DEMAIS")

Amamentar é um ato de amor que somente traz benefícios para a mãe e para a criança:

Beneficios para mãe: reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ajuda a perder o peso adquirido durante a gestação, melhora o vínculo afetivo mãe-filho, ajuda na regulação adequada dos hormônios maternos, entre outros benefícios.

Benefícios para a criança: favorece um bom desenvolvimento/crescimento prevenindo a má nutrição (excesso de peso/obesidade e baixo peso/desnutrição), previne Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), tais como, obesidade, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica. Além disso, a criança amamentada é mais segura do ponto de vista emocional/afetivo.

Como deve ser a alimentação da minha criança para favorecer um ótimo crescimento e desenvolvimento?

Até os seis meses: apenas o Leite materno.

Água: até mesmo nas cidades mais quentes não há recomendação de adicionar água na alimentação da criança até os seis meses de vida. A mãe, por outro lado, precisa manter-se hidratada, através da ingestão de água, sucos de frutas, frutas suculentas. Nunca pense em hidratar-se com refrigerantes e bebidas adocicadas, pois estas além de favorecer o ganho de peso, não cumprem a função de hidratação.

Ingerir de 6 a 8 copos/dia (recomenda-se 1 copo/hora no intervalo das 8 as 19 horas, respeitando-se os intervalos pós-refeições).

Pelo aleitamento materno o bebê já recebe cerca de 900 ml de água/dia, o que é completamente suficiente e, qualquer adicional seria considerado excessivo.



Qual o alimento que eu posso incluir na alimentação do meu filho que completou seis meses?

1) Mantenha o aleitamento materno sobre livre demanda. Nesta idade a criança já definiu a frequência e a duração das mamadas, de acordo com suas necessidades fisiológicas.
Como eu saberei se esta etapa foi estabelecida de forma adequada?
Pelo crescimento e ganho de peso adequados da criança. Na consulta, o pediatra e/ou nutricionista avaliará no gráfico de crescimento se o seu bebê está crescendo de acordo com o potencial dele(a). A curva deverá ser crescente, ascendente, nunca estacionada ou descendente.

2) Adicione a primeira papa de fruta no horário do lanche da manhã, normalmente entre 9 e 9:30h.
A primeira papa de fruta deve ser composta de fruta madura, amassada. Uma fruta deve ser oferecida por vez. Esta fruta deve ser oferecida durante 3 dias, observando se há sinais de intolerância ou alergia (coceira, inchaço, vermelhidão, sintomas respiratórios, gastrointestinais). A cada três dias, mudar o tipo de fruta.

Qual fruta eu devo oferecer?

Qualquer fruta, desde que bem higienizada. Dê preferência as frutas da época/estação que são mais nutritivas e mais baratas.

Observação: A criança tende a empurrar com a ponta da língua a fruta amassada, por conta de um reflexo normal que ainda está presente nesta fase – a protrusão. Não quer dizer que ela não gosta e está rejeitando aquele alimento.

A criança não conhece o doce, salgado, o azedo, pois o leite materno tem um sabor exclusivo que não encontramos em nenhum outro alimento. Nesta etapa é importante não tomar decisões pela criança. Se a mesma empurra com a língua, faz caretas, não quer dizer que não gosta. É apenas uma adaptação à novidade, um sabor novo por vez.

3) Primeira papinha “salgada” para a criança.

Recebe este nome não por conter sal em excesso, mas por diferenciar-se da papa de frutas que tem sabor predominantemente doce.

Ela deve ser composta por um alimento de cada grupo apresentado abaixo:

Grupo Exemplos
Cereais, tubérculos arroz, aipim/macaxeira/mandioca, batata-doce, macarrão, batatinha, cará, farinhas, batata-baroa/mandioquinha, inhame, milho.

Leguminosas Feijões, lentilha, ervilha seca, soja, e grão-de-bico.

Legumes, verduras e frutas Folhas verdes, laranja, abóbora/jerimum, banana, beterraba, abacate, quiabo, mamão, cenoura, melancia, tomate, manga.

Carne ou ovo Frango, peixe, pato, boi, ovo*, miúdos e vísceras.

(*) O ovo inteiro (gema e clara) cozido pode ser adicionado na alimentação da criança ao completar seis meses, mas seu uso deve ser avaliado pelo profissional de saúde que acompanha a criança. Deve-se levar em consideração se existe história familiar de alergia alimentar comprovada.

ATENÇÃO! Esses alimentos devem ser fornecidos bem cozidos e amassados.

Qual a quantidade de alimentos que devo oferecer em cada refeição?

A partir de 6 meses: iniciar com 2 a 3 colheres de sopa e aumentar conforme a aceitação.


A partir dos 7 meses: 2/3 de uma xícara


De 9 a 11 meses: 3/4 de uma xícara

12 a 24 meses: 1 (uma) xícara ou 250 ml.


OBS.: respeitar os sinais de fome e saciedade da criança. Crianças amamentadas desenvolvem um controle eficaz da saciedade. Não adotar esquemas rígidos.

Adaptação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008).

Esquema Alimentar para crianças de seis a 12 meses de vida.

Idade Tipo de alimento

Até completar 6 meses Aleitamento materno exclusivo


Ao completar 6 meses Leite materno,1 papa de fruta e 1 papa salgada.


Ao completar 7 meses Leite materno, 1 papa de fruta e duas papas salgadas*


Ao completar 8 meses Gradativamente passar para a alimentação da família (saudável)*


Ao completar 12 meses Alimentação da família (saudável)**


(*) Duas papas salgadas, sendo uma no horário do almoço e outra no horário do jantar.
(**) A alimentação da família que se refere nesta tabela é uma alimentação com consistência normal (livre), mas livre de frituras, não excessivamente condimentada, sem adição de temperos prontos e gorduras (enlatados, embutidos, gordura animal).

Profa. Pollyana Fernandes Patriota
Mestre em saúde Materno-infantil

LEIA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO NO LINK ABAIXO:
http://guiadobebe.uol.com.br/alimentacao-saudavel-para-crianca-desde-o-primeiro-ano-de-vida/



BEBÊS DEVEM DORMIR DE BARRIGA PRA CIMA!


Esta é a recomendação da SBP, que apoia campanha da Pastoral da Criança. Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano. "O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade”, salienta a dra. Magda.

Principais Recomendações

1 - POSIÇÃO CORRETA
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

2 - VÔMITO
Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais.

3 - SUPERAQUECIMENTO
Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo.

4 - INCLINAÇÃO
A inclinação da cama não precisa ser maior do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor.

5 - OBJETOS DECORATIVOS
Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, "cheirinhos", pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.

MORTE SÚBITA
É o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida.

FATORES DE RISCO
- A posição de dormir
- Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento
- Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação
- Falta de aleitamento materno
- Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos
- Prematuridade ou baixo peso ao nascer

Fonte: www.sbp.com.br


DOE LEITE MATERNO:






Procure um banco de leite na sua cidade e saiba como ajudar!!!
EU DOEI ATÉ A SARA COMPLETAR 6 MESES, DEPOIS VOLTEI A TRABALHAR E RETIRAVA PARA GUARDAR PRA ELA!!!

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO:




Conheça as vantagens do aleitamento materno para o bebê:


O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:

O leite materno é de fácil digestão.

O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.

O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.

O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.

A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.


Conheça as vantagens da amamentação para a mãe:


Embora se fale muito nas vantagens do aleitamento materno para os bebês, é preciso lembrar que as mães também se beneficiam da amamentação. Além de produzir em maior quantidade os hormônios que auxiliam o corpo a voltar ao normal, a amamentação é um excelente método anticoncepcional, e também protege as mulheres contra a depressão pós-parto. Veja mais algumas vantagens:

Em geral, quando a mulher amamenta, seu corpo retorna ao normal mais rapidamente.

A amamentação ajuda a reduzir o sangramento após o parto, diminuindo o tempo que o útero e o os seios costumam levar para voltar ao tamanho normal.

O ato de dar de mamar aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

O leite materno não custa nada, é de fácil aquisição, está na temperatura ideal e livre de contaminações externas.

extraído do site: http://www.terra.com.br/mulher/gravidez/2002/06/22/002.htm


Eu amamentei a SARA até 1 ano e 8 meses!!!
Foi maravilhoso e gratificante!!!








PRIMEIRA DENTIÇÃO:



Uma ilustração que eu achei, bem bacaninha:










Nenhum comentário: